A comunidade escolar da região Ressaca se reuniu, neste sábado (2/12), para comemorar os 55 anos da Escola Municipal Coronel Joaquim Antônio da Rocha. O aniversário envolveu várias atividades preparadas pelos estudantes e educadores sobre o tema "Minha escola tem história" para marcar a memória de uma das maiores escolas da região. Na ocasião, foi lançado um livro escrito pelos alunos do 4° ano, além da mascote da escola, exposição de fotos, entre outros.
A prefeita Marília Campos participou das festividades e conheceu os projetos realizados pela equipe da instituição de ensino. "Fico muito feliz em participar de atividades assim. Primeiro, porque essa escola faz 55 anos e tem muita história para contar. Está tudo aqui no livro que vocês produziram. Estou muito orgulhosa, é por isso que a gente faz tantos investimentos na educação. Não é apenas para garantir a merenda, os brinquedos, a tecnologia, mas para implementar projetos como esse, que deixam a escola mais animada, mais atrativa, que permitem que as crianças aprendam de uma forma diferente. Viva a E. M. Coronel Joaquim Antônio Rocha", disse.
Atividades realizadas durante a celebração dos 55 anos da escola. Fotos: Ronnie Von/PMC
Para o diretor da unidade, André Avelar, a escola é referência na região. "É um equipamento gigantesco, localizado no meio do centro comercial da Ressaca. Começou lá em 1968, num casebre e foi crescendo. Hoje são 1156 alunos e 140 funcionários. É importantíssima para a comunidade que a valoriza bastante. Este foi um trabalho desenvolvido desde setembro, para valorizar a escola, pois conhecendo a história dela, a gente cuida cada vez mais", destacou.
"Minha escola tem história"
Para comemorar os 55 anos, cada turma preparou um projeto. Os alunos do projeto Escola Viva, que consiste no ensino em tempo integral, fizeram apresentações artísticas. A Educação Infantil encenou um teatro musicado, o 1° ano expôs os trabalhos com seus lugares favoritos da escola, o 2º ano organizou uma exposição de fotos mostrando toda a trajetória da instituição. O 3° ano foi responsável pelo processo de escolha da mascote da escola e teve como ganhador o Tucanito, inspirado na turma Contagito. Já o 4º ano elaborou o livro contando a história da escola e todos receberam seus exemplares fruto de um intenso trabalho de pesquisa. E para finalizar, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) fez apresentações musicais.
A estudante do 3° ano, Emily Sophia, foi a criadora da mascote "Tucanito", ela se inspirou nos pássaros que vivem nas árvores do local. "Estou muito feliz que a minha ideia e o meu desenho agora fazem parte da escola", disse. A mãe da aluna Beatriz Andrade da Costa do 2° ano, Eliena Andrade, foi ver a apresentação da filha que faz do projeto Escola Viva. "Minha filha é muito feliz nesta escola, sou muito satisfeita com o aprendizado e integração dela. Parabéns a todas as pessoas que fazem da Coronel Joaquim Antônio da Rocha uma grande família ", celebrou.
Professora da E.M. Coronel Joaquim Antônio da Rocha há 28 anos, Selma Florenço, é uma das servidoras mais antigas e conta que tem orgulho de estar na escola. "Já tenho pai de aluno que foi meu aluno também. Cheguei aqui nova e me realizei profissionalmente, só quero sair para me aposentar. Sou muito feliz neste lugar, aprendi muito, só desejo coisas boas para quem por aqui passar", disse.
Clique aqui e acesse a galeria. Fotos: Ronnie Von/PMC